O deputado federal Leo Prates (PDT-BA) veio a público alertar e repudiar veementemente o uso indevido de seu nome em tentativas de golpe que têm como alvo prefeitos e gestores municipais da Bahia. Criminosos estão utilizando mensagens falsas para se passar pelo parlamentar ou por sua equipe, oferecendo supostas doações de materiais em parceria com empresas e com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).
As mensagens, enviadas por aplicativos de comunicação, iniciam de maneira informal com saudações como “Bom dia, amigo! Tudo na paz? Como vai nosso município?” e prosseguem solicitando que os gestores entrem em contato com um suposto “Dr. Flávio Alencar” para encaminhar documentação de associações, ONGs, sindicatos ou cooperativas. É fornecido ainda um número de telefone com DDD 61 (Brasília) para dar andamento ao falso processo.
Leo Prates esclarece que não está promovendo qualquer ação de doação nessas condições e não solicita informações ou documentos por meios informais. Toda comunicação oficial do deputado é feita exclusivamente pelos canais institucionais e mediante procedimentos formais.
“Repudio com veemência esse tipo de prática criminosa que tenta, de forma oportunista e covarde, enganar prefeitos, lideranças e instituições sérias da Bahia. Já estamos tomando todas as medidas legais cabíveis para identificar os responsáveis e impedir que novos golpes sejam aplicados”, afirmou o deputado.
A assessoria jurídica do parlamentar já está acionando as autoridades competentes para a investigação do caso, e reforça o alerta para que gestores municipais fiquem atentos a qualquer tentativa de contato suspeito. A orientação é que não sejam fornecidos dados ou documentos sem a devida confirmação oficial.