Nesta quarta-feira (4), o deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos-BA) apresentou uma denúncia contra o deputado federal e candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (Psol) ao desrespeitar o Hino Nacional Brasileiro em um comício da campanha, trocando versos para se adequar ao famigerado pronome neutro.
A notícia de fato foi protocolada pelo Ministério Público Federal (MPF) e nela o parlamentar baiano cobra respostas e medidas cabíveis ao prefeiturável, que deixou ocorrer o ato considerado criminoso, pois vai de encontro à lei 5700/1971, que define e protege os Símbolos Nacionais – incluindo o hino composto por Joaquim Osório Duque-Estrada.
“Não foi feito nada pelo candidato no momento da apresentação, aceitando o show de horror e desrespeito cometido pois o seu partido, o PSOL, é a favor da linguagem neutra nas escolas, inclusive, em Minas Gerais, a legenda até acionou a Justiça contra a proibição da linguagem. Todo mundo sabe disso e fingir que não tinha conhecimento é impossível!”, enfatizou Samuel.
A ação ocorrida no dia 24 de agosto, durante o período eleitoral que define os chefes dos executivos e representantes legislativos municipais em todo o país, fere princípios constitucionais e pode ser considerado crime de ação civil pública. O MPF deve averiguar a denúncia e, caso acate, a campanha de Boulos pode ser responsabilizada e, consequentemente, indeferida.