Delgatti é condenado a 20 anos de prisão por hackear autoridades da Lava Jato e vazar mensagens

O hacker Walter Delgatti Neto, mais conhecido como hacker da Vaza Jato, foi condenado, nesta segunda-feira (21), a pena de 20 anos e 1 mês de prisão. O juiz da sentença foi Ricardo Augusto Soares Leites, que atua como substituto na Operação Spoofing, voltada ao vazamento de conversas de autoridades ligadas à Operação Lava Jato.

“A amplitude das vítimas é imensa e poderia render inúmeras ocasiões de extorsões”, declarou o juiz. Soares Leites também afirmou que Delgatti tentou negociar a venda do material hackeado por ele para a imprensa, no valor de R$ 200 mil.

“Seus ataques cibernéticos foram direcionados a diversas autoridades públicas, em especial agentes responsáveis pela persecução penal, além de diversos outros indivíduos que possuem destaque social, bastando verificar as contas que tiveram conteúdo exportado. É reincidente, conforme comprova sua ficha criminal e possui outros registros penais“, concluiu o magistrado.

Antes de ser condenado nesta segunda-feira, Delgatti já estava preso. A prisão foi motivada porque, em outra operação, autoridades suspeitam que o hacker foi pago pela deputada federal Carla Zambelli (PL) para invadir sistemas eletrônicos do Poder Judiciário.

Related posts

Rui diz que visita de Xi Jinping reforça relação Brasil-China

Governo talibã proíbe livros ‘não islâmicos’ em bibliotecas

Prefeitura de Salvador participa de debate em encontro do G20