Nesta segunda-feira (30) marca o último dia do Setembro Amarelo 2024, em referência ao mês de conscientização e cuidados da saúde mental, e o 16º Centro de Saúde Maria Conceição Santiago Imbassahy, em Salvador, realizou durante este período uma programação extensivo que visasse trazer à discussão o tema para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de colocar os profissionais como centro do diálogo.
A gestão da unidade localizada no bairro do Pau Miúdo, feita pela Fundação ABM de Pesquisa e Extensão (Fabamed), já tem a campanha como projeto permanente em seu calendário anual de atuações, pois acredita ser necessário colocá-la como uma das prioridades ao se tratar de saúde pública.
Em uma ação feita pela Comissão de Humanização, o Setembro Amarelo no 16º Centro contou com palestras, dinâmicas de grupo, rodas de conversa, apresentação de casos e o projeto ‘Sala de Espera’, que aconteceu na área da recepção com pacientes. As iniciativas ocorreram durante todo o mês e envolveram todos os públicos que compõem a unidade, desde usuários até funcionários, dos diversos setores.
Para a coordenadora do Serviço Social, Gladys Amorim, a campanha é imprescindível em meio ao aumento preocupante de atentados contra a própria vida registrados no Brasil, o que já se tornou uma crise na área da saúde e deve ser tratada com todo o cuidado necessário.
“É primordial promover cada vez mais de forma lúdica apresentações na nossa unidade possibilitando o acesso ao conhecimento do nosso colaborador de um assunto tão delicado e importante”, completou.
Importante – Caso esteja passando por problemas relacionados à saúde mental, peça ajuda para alguém de confiança. Mesmo que não haja, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo número 188. Eles funcionam 24h, 7 dias por semana, com uma rede de atendentes preparados para te acolher, aconselhar e recomendar uma melhor forma de cuidado.