Melhorar a qualidade de vida dos animaizinhos é o objetivo de todo tutor responsável. A castração é uma forma efetiva de cuidar, proteger e garantir a longevidade de cães e gatos, além de diminuir a quantidade de bichos abandonados.
O procedimento também garante benefícios como a diminuição do risco de desenvolver câncer de mama, nas fêmeas, sendo comprovado que as cadelas castradas antes do primeiro cio têm 100% de chance de não desenvolver o câncer. No macho a castração evita o desenvolvimento do câncer de próstata e ele fica menos agressivo, pois perde a necessidade de cruzar e de marcar território.
A ativista e presidente da ONG Grupo Ecológico Amigos da Onça (GEAMO), Carol dos Animais, destaca que castrar demonstra cuidado e responsabilidade “Eu defino castração como um ato de amor. Não há nada mais sensato do que garantir ao seu bichinho uma vida livre de doenças evitáveis. O procedimento é simples, oferecido gratuitamente em Salvador e pode salvar a vida de tantos cães e gatos, além de evitar a reprodução sem controle, o que gera abandono e maus tratos.”
Só no ano passado, a Prefeitura de Salvador, através de ações como o castramóvel, um projeto criado pelo deputado Marcell Moraes, realizou mais de 21 mil castrações gratuitas. Este ano, a tendência é de crescimento, já que serão ofertadas três mil castrações gratuitas mensalmente na capital baiana.