O celular de Rodrigo Duarte Bastos, assessor do deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), atingiu a cabeça da senadora Soraya Thronickie (União Brasil-MS) durante uma confusão generalizada no Congresso na tarde desta quarta-feira (18).
Após o fim da CPMI do 8 de janeiro, um grupo de aliados do presidente Lula decidiu sair em marcha pelo Congresso, em direção à praça dos Três Poderes, local da invasão no começo do ano, comemorando a aprovação do texto final que propõe o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Enquanto se dirigiam ao local, o assessor parlamentar decidiu confrontar o grupo, filmando e gritando que os parlamentares governistas classificam os membros do Hamas como militantes.
Durante a confusão, o deputado Rogério Correia (PT-MG) deu um tapa no celular do assessor, derrubando o aparelho na cabeça de Soraya. Ao ser atingida, a senadora passou a ordenar: “Pega esse cara, pega esse cara, atingiu a minha cabeça”.
Alegando que estava sob ameaça dos parlamentares, Rodrigo saiu em disparada pelos salões e corredores do Congresso, chegando até os anexos da Câmara.
Soraya afirmou que vai registrar um boletim de ocorrência. A Polícia Legislativa investiga o caso para reunir mais informações.
Histórico de confusão
O deputado Carlos Jordy afirmou que o assessor vai perder o cargo após a confusão no Congresso.
“Não sabemos de fato o que aconteceu. Já solicitei as câmeras para entender o ocorrido. Independentemente disto, é inadmissível a postura de um assessor discutindo com quem quer que seja no Congresso ou agindo como militante. O servidor já está sendo exonerado”, frisou o deputado.
O assessor já chegou a ser denunciado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro por dar socos e pontapés na cabeça de um homem por uma suposta dívida de R$ 40 mil.