Bacelar cobra ações urgentes contra a seca que atinge municípios baianos: ‘as medidas estão muito tímidas’

O deputado federal Bacelar (PV) subiu a tribuna da Câmara dos Deputados para pedir ações mais enérgicas para minimizar os prejuízos causados pela seca nos municípios baianos. Nesta terça-feira (22), o parlamentar cobrou dos governos estadual e federal que deem mais atenção ao caso.

“A Bahia vive, senhoras e senhores, um dos maiores períodos de seca de sua história. Cerca de 70 municípios baianos se encontram em estado de emergência e a situação é muito mais grave para cinco ou seis municípios que ocupam uma área de 6 mil quilômetros quadrados, a primeira área desértica do Brasil. Os municípios de Abaré, de Xorroxó, Rodelas, Curaçá e Macururé enfrentam uma situação muito difícil. Medidas têm sido adotadas pelos governos federal e pelo governo estadual, seja no fornecimento de carros-pipas, seja distribuindo cestas básicas, distribuindo alimentos para os animais, mas ainda são medidas muito tímidas”, afirmou o parlamentar.

Segundo o deputado, é necessário que o governo federal faça, principalmente com esses municípios, medidas que foram adotadas no caso da tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul. “É necessário a antecipação de mensalidades do benefício de prestação continuada. Se for preciso, a suspensão da contribui previdenciária dos municípios, é preciso um reforço no atendimento do INSS e da liberação de recursos financeiros, precisamos de reposição de medicamentos”, pediu.

O parlamentar ainda sugeriu o apoio aos empreendedores rurais, aos animais e a população local.

“Animais já estão morrendo e seres humanos não estão morrendo de sede porque têm se retirado, tem se dirigido às zonas urbanas, aumentando o problema desses municípios. Precisamos da aquisição de equipamentos, de máquinas para limpezas.É uma situação de calamidade”, afirmou.

Related posts

Marcelle Moraes repudia abandono de cachorro em via pública no bairro do Rio Vermelho: ‘Queremos a placa do criminoso’

Deputado que pediu morte de Lula ataca João Roma

Deputado bolsonarista brinca com morte do papa e é detonado nas redes