A AtlasIntel foi quem menos errou nas projeções dos candidatos durante as eleições 2024 no Brasil. Tanto no primeiro como no segundo turno, o Instituto, parceiro do Grupo A TARDE, esteve à frente dos seus concorrentes em desempenho nas principais corridas eleitorais do país.
O CEO do Instituto AtlasIntel, Andrei Roman, avaliou o desempenho das pesquisas realizadas. O AtlasIntel fez as projeções com menor erro médio, na comparação com outros institutos.
“A gente está muito contente pelo resultado. Na grande maioria das nossas pesquisas, acertamos todas dentro da margem de erro. E em alguns casos cravamos a votação. Em Goiânia, por exemplo, o erro da pesquisa foi zero. Em Curitiba, zero vírgula um ponto apenas. Olhando para o conjunto da obra, somando primeiro e segundo turno, a Pesquisa Atlas chegou mais próximo em treze corridas nas capitais”, destacou Roman. “Acho que é uma comprovação da qualidade do nosso fator metodológico, do nosso trabalho”, acrescentou.
Andrei Roman ressaltou ainda que as eleições municipais são mais complexas. “Foram eleições voláteis. E mais uma vez com tendências de mudanças e viradas de última hora. Então, essas mudanças e a volatilidade eleitoral fizeram com que o nosso trabalho nessas eleições ficasse muito mais difícil do que o de costume, a exemplo de quando as coisas são mais sedimentadas. Fiquei muito contente. Também estou agradecendo pela parceria com A TARDE. A gente fez várias pesquisas junto com A TARDE, não apenas Salvador, mas também em cidades do interior. A grande maioria das estimativas foi dentro da margem de erro. Mesmo quando a gente indicou um outro vencedor, foi porque era uma corrida muito acirrada e dentro da margem. E a pesquisa Atlas acertou nas cidades da Bahia que a gente cobriu”, celebrou.