O PDT e o PSDB estão se movimentando nos bastidores para costurar uma federação para as eleições de 2026. Lideranças das duas legendas já teriam se reunido na última semana em Fortaleza para discutir o tema. A informação é do jornal O Globo.
De acordo com a publicação, participaram do encontro o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo e o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT). “A gente vai continuar conversando e eu vejo boa possibilidade de federarmos com eles”, disse o líder tucano ao Globo.
Atualmente, o PSDB está em uma federação com o Cidadania. Para Perillo, a conversa com o PDT não exclui o aliado. O desejo é ampliar a união.
A previsão é que um eventual acordo entre os partidos só deve acontecer no ano que vem, depois das eleições para a mesa diretora do Congresso Nacional. Internamente, caciques do PDT avaliam de forma positiva a federação e conta com o aval do presidente nacional, André Figueiredo, e do presidente licenciado, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
As conversas entre PDT e PSDB acontecem em meio a um racha entre Ciro Gomes e o seu irmão, o senador Cid Gomes, o que atrapalhou uma entre PDT e PSB. A briga fez com que aliados do parlamentar deixassem o partido e se filiassem ao PSB.