Prestes a deixar a prefeitura de Lauro de Freitas, maior cidade da Região Metropolitana de Salvador, Moema Gramacho (PT) já tem seu destino político especulado por alguns aliados. A expectativa, segundo apurado pelo Política ao Vivo, é que ela assuma algum cargo administrativo.
Uma das fontes petistas aposta que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) deve aproveitar uma possível dança das cadeiras dentro do secretariado após as eleições de outubro para nomear Moema para o comando de uma das pastas. A secretaria, entretanto, segue indefinida, apesar das apostas apontarem para um cargo voltado para políticas sociais.
Outra alternativa, de acordo com outra fonte petista, seria usar do privilégio que Moema goza no PT nacional para assumir um cargo em algum dos ministérios. A mesma fonte lembrou da passagem de Moema na pasta de cidades durante a transição do governo Lula, e que uma vaga no ministério, por conta da sua experiência como prefeita de uma grande cidade.
O entendimento dos nomes ouvidos é que Moema, mesmo com os desgastes da gestão, é um quadro histórico e que ainda goza de muito prestígio, e por isso não “ficaria na mão” após encerrar o mandato.
De olho em uma futura vaga para o Senado, cenário considerado difícil, Moema deve tentar voltar à Câmara dos Deputados em 2026. Sua eleição, ainda de acordo com os petistas consultados, é dada como certa.