A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reeleição que viabiliza a manutenção do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes (PSD), no cargo será votada nesta terça-feira, 19, em plenário.
O documento proposto pelo deputado estadual Nelson Leal (PP) reuniu 46 assinaturas dos 63 parlamentares da Casa. Para que a matéria tramitasse no Legislativo eram necessárias no mínimo 21 rubricas.
Em entrevista à imprensa, o pessedista afirma que a medida não significa que ele estará eleito para um novo mandato no biênio 2025-2027.
“Vamos votar, amanhã, a PEC da Reeleição na Assembleia, mas quero deixar claro que isso não garante mais um mandato para mim. Uma coisa é a Emenda, outra é a eleição, que ainda será em fevereiro de 2025”, disse Menezes.
A decisão sobre a votação da PEC foi sacramentada após a reunião entre o presidente da Alba e os líderes das bancadas de governo e oposição, Rosemberg Pinto (PT) e Alan Sanches (União Brasil), respectivamente.
Para ser aprovada em plenário, a proposta, que modifica os dispositivos para recondução de membros da Mesa Diretora da Alba, necessita de 38 votos favoráveis, o que corresponde a 3/5 (três quintos) das cadeiras.