A oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) formalizou, nesta quarta-feira (21), o convite para que a secretária estadual de Educação, Adélia Pinheiro, compareça à Casa e explique o conteúdo da portaria 190/2024, que prevê a aprovação em massa de estudantes da rede estadual. Os parlamentares entendem que o convite pode ser convertivo em convocação de a titular da Educação não comparecer.
O assunto causou polêmica após fala do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que defendeu a portaria, chegando a dizer que, como professor, sente-se indignado quando vê um aluno reprovado. O petista, em entrevista coletiva na terça-feira (20), explicou que deseja uma escola mais acolhedora.
“Eu fico muito triste como governador e como professor quando eu vejo professoras e professores reprovando alunos. Não pode ser um professor, um educador que tenha que dizer no final do ano, você está reprovado”, disse o petista. A fala foi alvo de reação da APLB (Sindicato dos Professores) na segunda-feira (19).