Um adolescente de 17 anos foi alvo de mandados de busca e apreensão no Distrito Federal nesta quinta-feira, 14, por supostamente ser o autor da invasão da conta da primeira-dama, Janja Lula da Silva, na rede social X (antigo Twitter).
O depoimento feio para a Polícia Federal é mantido em sigilo e foi colhido, em Brasília. Segundo apurou a GloboNews, dois mandados foram cumpridos – um na casa da mãe do adolescente, em Sobradinho (DF), e outro na casa do padrasto em Santa Maria (DF).
Durante as buscas, o menor de idade já tinha afirmado aos policiais que tinha hackeado o perfil de Janja. A afirmação foi repetida no depoimento formal à PF, horas depois. O menor foi ouvido na condição de informante, em razão da idade.
O perfil da primeira-dama no X foi invadido por volta das 21h30 da última segunda-feira, 11. De posse da conta, o hacker fez publicações ofensivas contra Janja, o presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
Perfil da Janja no X (antigo Twitter) tem mais de um milhão de seguidores. Pouco tempo após a invasão, a conta foi bloqueada a pedido da Polícia Federal, segundo o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos.
Um suspeito foi ouvido e liberado em Minas Gerais, mas negou que tivesse participado. Os investigadores apuram se esses dois suspeitos já identificados agiram em conjunto para hackear o perfil.