Início » Lula troca Rita Serrano por aliado de Lira na presidência da Caixa

Lula troca Rita Serrano por aliado de Lira na presidência da Caixa

por Redação

Após reunião no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, 25, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decidiu fazer mudança no comando da Caixa Econômica Federal.

Lula demitiu Rita Serrano da presidência do banco e nomeará em seu lugar Carlos Antônio Fernandes, funcionário de carreira do banco que foi indicado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). 

A decisão foi comunicada para Rita após a reunião no Palácio do Planalto, que começou por volta das 12h30 e durou menos de uma hora, com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa.

A mudança de comando na presidência da Caixa, inclusive, acontece em meio à pressão de Lira, principalmente após uma exposição na Caixa Cultural trazer uma sátira do presidente da Câmara. Na época, a repercussão negativa fez a exposição foi cancelada.

Confira a nota emitida pelo Palácio do Planalto:

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu hoje com a Presidenta da Caixa Ecônomica Federal Rita Serrano e agradeceu seu trabalho e dedicação no exercício do cargo.  Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio. Na gestão de Serrano foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país, cumprindo um compromisso de campanha.

O governo federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a presidência do banco, dando continuidade e ao trabalho da Caixa Ecônomica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas.

Leia também