O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), confirmou que a capital deve ganhar um novo Centro de Convenções em breve no Centro Histórico. A novidade foi comunicada na noite desta quarta-feira (18), durante Fórum Negócios & Investimentos, realizado no Villa Blue Tree, em São Paulo.
Na ocasião, o prefeito apresentou para cerca de 300 empresários o conjunto de ações e programas de incentivos fiscais desenvolvidos pela Prefeitura de Salvador para estimular a atração de empresas à capital baiana.
A ideia de se construir um Centro de Convenções no Centro Histórico é antiga e começou a ser ventilada mais intensamente desde o desabamento do Centro de Convenções da Bahia, em 2016. Com a construção do espaço no Rio Vermelho, o assunto entrou em “banho-maria” e agora volta à tona.
Em dezembro de 2022, a prefeitura de Salvador anunciou a revitalização do prédio do Cine Excelsior, na Praça da Sé, região do Centro Histórico. Na época, foi anunciado que o local seria transformado em um centro de convenções com espaço para eventos e festas.
Ainda no evento em São Paulo, Bruno também apresentou projetos que a Prefeitura está estudando e pretende colocar em prática nos próximos meses, a exemplo do Polo Logístico, que ficará localizado no bairro de Valéria, próximo à BR-324, para receber centros de distribuição de grandes lojas de varejo e de um Fundo de Investimentos Imobiliários (FII) que será aberto para gerir terrenos que estão ociosos.
O gestor ainda assinou o contrato com a B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, para fazer o leilão das futuras concessões que o município pretende realizar em diversas áreas da cidade, e confirmou um novo evento pós-carnaval para o ano que vem.