Início » Lula se reúne com ministros e lideranças nesta segunda para conter pressão do legislativo

Lula se reúne com ministros e lideranças nesta segunda para conter pressão do legislativo

por Redação

Após período de descanso entre os dias 8 e 11 de junho, na Base Naval de Aratu, na capital baiana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem em sua agenda oficial para a tarde desta segunda-feira (12) encontro, com alguns de seus ministros e também com lideranças do governo federal no Congresso Nacional. Trata-se de mais um debate para se consolidar estratégias para conter a pressão exercida pelo próprio Executivo e Legislativo.

A reunião está marcada para 15h, com as presenças dos ministros Geraldo Alckmin (PSB), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Rui Costa (PT), da Casa Civil; Fernando Haddad (PT), da Fazenda; Márcio Macedo (PT), da Secretaria-Geral; Alexandre Padilha (PT), das Relações Institucionais; e Paulo Pimenta (PT), da Comunicação Social; além do chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Marco Aurélio Marcola.

Também devem estar presentes no encontro os senadores Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), líder do governo no Congresso Nacional; e Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado; além do deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara dos Deputados.

O governo Lula tem enfrentado dificuldades em sua articulação com o Congresso Nacional, resultando em derrotas frequentes no Congresso. Lideranças do chamado Centrão estão impondo dificuldades e condições, mesmo possuindo cargos na gestão petista, para a aprovação de projetos importantes. Aliado a isso, seus pares não estariam se entendendo estendendo a tensão sobre a crise que precisa conter.

A insatisfação na Câmara Federal se refere a demora na liberação de emendas parlamentares e nomeações de indicações para cargos de terceiro escalão. O principal alvo das críticas é o baiano Rui Costa, responsável pelo encaminhamento dessas demandas. Que, entretanto, estaria blindado, por ser braço-direito do presidente.

Mas, os ministros Alexandre Padilha (PT), Haddad (PT), Flávio Dino (PSB) e Camilo Santana (PT), os dois últimos ex-governadores de estados do Nordeste — assim como Rui —, também estão recebendo críticas nos bastidores, por uma suposta falta de tato na relação com os parlamentares.

No restante do dia, Lula ainda receberá, conforme anunciado pelo bahia.ba, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; o CEO da Telefónica S.A., José María Álvarez-Pallete López; e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL).

Leia também