A deputado federal Carla Zambelli (PL) se manifestou após as declarações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a derrota no pleito presidencial em 2022. De acordo com a parlamentar, o posicionamento do ex-mandatário traz “muito peso para suas costas”.
“Não acho justa. Eu sempre o defendi, estou com depressão, sendo julgada, e no pior momento ele falar dessa forma é trazer muito peso para as minhas costas”, disse Zambelli ao blog Andréia Sadi, do G1.
Na segunda-feira (24), Bolsonaro, em entrevista ao podcast Inteligência Ltda, culpou Zambelli por tirar o mandato de sua chapa durante a disputa com o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na época, a parlamentar foi flagrada perseguindo um homem pelas ruas de São Paulo com uma arma em punho.
“Aquela imagem da Carla Zambelli da forma que foi usada, perseguindo o cara lá. Teve gente [que pensou]: ‘Olha, o Bolsonaro defende o armamento’. Mesmo quem não votou no Lula, anulou o voto. Carla Zambelli tirou o mandato da gente”, declarou o ex-presdente para o podcast.
Após o episódio, Carla Zambelli se tornou ré por porte ilegal de arma de fogo. O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar a parlamentar a 5 anos de 3 meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.
“Imagina o que é, para a cabeça de uma deputada, ser culpada pela eleição de um país por ter se defendido de quatro homens que me cuspiram, xingaram e empurraram? Eu tinha porte federal e houve um tiro, que achei que tinha pego no policial”, destacou Carla Zambelli.