O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na contramão do discurso bolsonarista, elogiou o sistema eleitoral brasileiro durante evento no Palácio da Justiça do Estado, na noite de quinta-feira (20). O mandatário destacou que o País é “referência” no tema.
“O Brasil veio se tornando referência no que diz respeito, em termos de velocidade, de apuração, de tecnologia. Ou seja, muitos países têm que olhar para o Brasil e ver o que está sendo feito aqui”, disse Tarcísio, durante a abertura do 87º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais.
A declaração do governador ocorre às vésperas do julgamento pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) da denúncia sobre um plano de golpe em 2022, que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro réu. O ex-mandatário, questionou a confiabilidade das urnas eletrônicas. Em julho de 2022, o então presidente convocou embaixadores estrangeiros para uma reunião no Palácio da Alvorada, quando realizou ataques ao sistema. Sem apresentar provas, Bolsonaro apontou vulnerabilidade das urnas eletrônicas, o que ensejou a condenação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o deixou inelegível por oito anos.