Nesta quarta-feira (27), marcada por fortes chuvas na capital baiana, o secretário municipal da Saúde, Alexandre Reis, iniciou o dia monitorando de perto o atendimento realizado pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na base central em Pau Miúdo e também in loco, no bairro de Saramandaia, junto com os demais órgãos da Prefeitura, como Codesal, Sempre, Sedur, Seinfra e Limpurb.
Para atender as vítimas do desabamento em Saramandaia, o Samu montou um esquema de assistência imediata, ofertando o primeiro atendimento e transporte com segurança dos assistidos. Quatro ambulâncias de suporte básico e avançado estiveram de prontidão para o encaminhamento das vítimas aos hospitais, além de equipes multiprofissionais com médicos, enfermeiras e técnicos de enfermagem.
O gestor da pasta, Alexandre Reis, destacou o empenho das equipes em salvar vidas. “Desde o início das chuvas, nossas equipes já estavam sob alerta para as ocorrências devido ao grande volume de água. O serviço já funciona 24h, o que fizemos foi adaptar nosso atendimento ao local que é de risco e difícil acesso, para garantir o acolhimento e preservação de vidas. Infelizmente tivemos um óbito, nos solidarizamos muitissímo com as famílias e estamos aqui para presta todo respeito e apoio necessário.”
Ao observar sinais como rachaduras no chão ou nas paredes, inclinação anormal de árvores, postes ou muros, estalos na edificação, a orientação é de que a população se afaste dessas áreas e acione ajuda pelo 199. Em caso de vítimas, o Samu deve ser acionado pelo 192.