Início » ALBA concede Título de Cidadão Baiano a Jozias Souza Silva

ALBA concede Título de Cidadão Baiano a Jozias Souza Silva

por Redação

O presidente da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), Jozias Souza da Silva, recebeu, na manhã desta sexta-feira(16), o Título de Cidadão Baiano, em sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A homenagem foi do deputado Luciano Simões Filho (UB) que, no seu discurso de saudação, discorreu sobre a vida de Jozias, natural de Viçosa, no Ceará. “A Bahia, terra de Castro Alves e Rui Barbosa, acolhe oficialmente como cidadão, um homem de fé, um profissional pautado na preservação da dignidade humana, na defesa aos direitos sociais, principalmente para crianças em situação de vulnerabilidade e na busca de uma sociedade mais justa”, disse o parlamentar.

Ele prosseguiu lembrando que a Casa Legislativa, “comumente palco das grandes decisões políticas deste Estado, raras vezes tem tempo para dizer obrigado em nome do povo que representa”. O deputado, então, agradeceu ao presidente da OAF, “que luta com fervor pelas crianças da nossa Bahia”. Jozias Souza chegou a Salvador em 1991 para exercer trabalhos voluntários na Organização de Auxílio Fraterno, na Ordem Religiosa dos Jesuítas. Em 1993, pediu desligamento da Ordem para casar.

Emoção

O homenageado agradeceu a todos os deputados por aprovarem o projeto de resolução, e recebeu a condecoração como um reconhecimento ao trabalho realizado na OAF nos últimos 33 anos. Segundo Josias, o título “emociona, motiva e incentiva. É um gás a mais para o aprimoramento dos serviços sociais que a Organização do Auxílio Fraterno realiza”. A OAF acolhe crianças de zero a 18 anos. Jozias Souza acredita que estar à frente da instituição é uma “missão confiada por Deus”.

Para o padre Eliomar Gomes da Silva, titular da Paróquia Nossa Senhora do Resgate, instituição que realiza atividades em parceria com a OAF, como a distribuição do pão de São Francisco às terças-feiras,“é uma alegria e um reconhecimento” a concessão do título a Jozias Souza”.

Pai de quatro filhos, Gabriel, Lucas, Jeferson e Jozias Júnior, o homenageado é formado em Teologia pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e em Direito pela Faculdade Salvador. Em setembro de 2011 foi eleito presidente da Organização de Auxílio Fraterno, entidade que abriga crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social.

O novo cidadão baiano, lembrou Luciano Simões, também já recebeu o Título de Cidadão Soteropolitano, Título de Amigo da Polícia Militar da Bahia, Medalha de Honra ao Mérito da Polícia Civil, “mas o seu maior feito, com toda a certeza, foi expandir os serviços da OAF”. Na Organização, ele iniciou sua gestão com 10 crianças assistidas, atualmente possui 78, mas “com estrutura para cerca de 140 crianças”, destacou Simões, ao afirmar que a Bahia é a terra que Jozias Souza “escolheu para residir e defender com unhas e dentes”. “Guarde no fundo do coração a nossa emoção de ver tão grata figura entre os nossos concidadãos. Seja feliz. Exatamente feliz como nós, neste momento”, concluiu.

Presidida por Luciano Simões, a mesa da sessão foi composta também pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis, acompanhado da primeira dama Rebeca Cardoso; pelo secretário de governo da prefeitura da capital baiana, Cacá Leão; desembargadora Maria de Fátima Silva; desembargador do TRT Agenor Calazans Filho; pelo juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude, Walter Costa Júnior; pelo presidente da Apae Salvador, Derval Freire, e pelos padres das paróquias do Divino Espírito Santo, Jaciel Silva, e Nossa Senhora do Resgate, Eliomar Silva.

Leia também