Início » Campos Neto tira férias e deixa Galípolo em seu lugar em meio à ‘rusgas’ com Lula

Campos Neto tira férias e deixa Galípolo em seu lugar em meio à ‘rusgas’ com Lula

por Redação

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sairá de férias nesta quarta-feira (3) deixando o principal cotado para substituí-lo em 2025, o diretor de Política Monetária (Copom) Gabriel Galípolo.

Campos Neto tem convivido com as críticas de Lula, que vem atacando o atual presidente do Banco Central, quase que diariamente nas últimas semanas — chegando a chamá-lo de “adversário”. No entanto, campos Neto já costuma tirar férias neste período, conforme mostra sua agenda desde 2021.

Pelo regimento interno do banco, cabe ao presidente da instituição definir qual dos diretores deve substituí-lo durante o descanso. O diretor Galípolo já está na presidência interina desde o dia 19 em virtude de uma viagem de Campos Neto à Europa para participar de alguns eventos. É comum que os diretores da autoridade monetária assumam a presidência quando o titular está fora do país.

Ex-número 2 de Fernando Haddad no Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo é visto como favorito em Brasília para suceder Campos Neto na presidência do Banco Central. O atual chefe deixa o cargo em 31 de dezembro, conforme a lei de autonomia.

Leia também