Os fogos de artifício sonoros são grandes vilões para os animais, principalmente nas épocas festivas como o São João. Os bichos têm uma audição muito mais aguçada, chegando a ouvir um barulho quatro vezes mais alto do que os seres humanos, o que pode causar muita inquietação, agressividade e até mesmo convulsões.
A pré-candidata a vereadora,Carol dos animais, destaca que é preciso se discutir e pôr em prática uma lei que proíba a queima desses fogos “Precisamos trazer o foco para pautas que realmente importam. Quantos animais sofrem todos os anos por causa do barulho excessivo desses fogos? Quantos animais morrem com estresse e susto ou até mesmo porque fogem e são atropelados?, questiona a protetora. Vamos garantir o bem-estar dos nossos animais, trazendo a proibição dos fogos artificiais com som de forma prioritária.”
Dados – De acordo com o levantamento do Grupo PetLove, quase 85% dos pets brasileiros têm medo de fogos de artifício ou de barulhos altos. A maioria dos pets, segundo os tutores participantes, apresenta mais de um sinal de que algo não vai bem quando esses eventos ocorrem, sendo que 72,7% dos afetados tentam se esconder em algum local mais seguro, 58,1% se mostram assustados ou “perdidos” no ambiente e 52,3% apresentam tremores decorrentes desta situação de pânico.