O vice-governador da Bahia e pré-candidato à Prefeitura de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), destacou, destacou a importância de um sistema de transporte público de qualidade para Salvador, em especial na Península de Itapagipe para estimular o desenvolvimento econômico na capital baiana.
Durante a segunda edição do “Pensar Salvador”, realizado na noite da última quarta-feira (19), Geraldo Junior defendeu uma maior integração da Cidade Baixa ao Centro Antigo e às outras regiões de Salvador.
“É preciso conectar as pessoas que moram na Cidade Baixa ao Centro Antigo e às outras regiões da cidade. A mobilidade urbana tem papel estratégico na atração de investimentos e implantação de novos negócios, gerando emprego e renda para as pessoas”, afirmou Geraldo.
Para essa integração, o pré-candidato revelou que pretende apresentar, durante sua campanha, uma proposta de implantação do VLT para “ligar o Centro Antigo de Salvador à Península de Itapagipe, chegando até a Ribeira”. Segundo Geraldo, a ideia é “encurtar distâncias e conectar Cidade Alta e Cidade Baixa”, tornando a Península de Itapagipe uma região ainda mais atrativa economicamente.
“O patrimônio histórico, natural, cultural e gastronômico dessa região da cidade precisa ser explorado e convertido em melhores condições de vida para os moradores. A gente não pode aceitar uma cidade dividida, com a riqueza concentrada na mão de poucos. Investir em mobilidade significa integrar Salvador, atrair novos negócios e fortalecer a economia. Significa melhorar a renda das pessoas e permitir que elas possam prosperar e realizar seus sonhos”, pontuou o vice-governador da Bahia.
Obras do VLT iniciadas
Na última sexta-feira (14), o Governo da Bahia assinou ordem de serviço para as obras de três trechos do VLT: Calçada à Ilha de São João; Paripe a Águas Claras; e Águas Claras a Piatã. Ao todo, o modal terá 36 quilômetros de extensão e 34 paradas, além de uma estação.
“Enquanto a atual gestão municipal trata Salvador como se fosse uma marca e realiza serviços para maquiar a cidade, nós temos a coragem de encarar desafios maiores e realizar obras que mudam verdadeiramente a vida das pessoas”, acrescentou Geraldo, que deu como exemplo a ampliação do Hospital da Mulher e as obras de micro e macrodrenagem que vão acabar com os alagamentos históricos dos bairros da Massaranduba, Uruguai, Vila Ruy Barbosa, Boa Viagem, Bonfim, entre outros.